conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Esperança

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia


O Tiro de Guerra de Nova Esperança (TG 05-016), participou nesta última quinta-feira (28) de mais uma Campanha de Doação de Sangue coordenada pelo Hemocentro de Maringá. Esta ação faz parte da conscientização e formação dos jovens Atiradores como integrantes da comunidade na qual vivem. A iniciativa também integra a campanha “Ajudar está no nosso sangue”, instituída pelo Exército Brasileiro: Braço Forte e Mão Amiga.

Os atiradores voluntários participaram do primeiro dia de atividade da nova unidade móvel do Hemocentro, e as doações ajudarão a amenizar os impactos causados pela pandemia, período em que as doações diminuíram e os estoques se baixaram, colocando em risco os atendimentos em casos de urgência e emergência.

No total, 24 atiradores realizaram o ato voluntário e receberam a instrução de que caso queiram, poderão fazer nova doação em 60 dias. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue e em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias; uma única doação pode salvar até quatro vidas. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo