Investimentos Do Estado Amenizam Dificuldades Financeiras Dos Municípios

A difícil situação financeira vivida pelas prefeituras em função da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as ações do governo estadual para suprir a necessidade de investimentos foram temas dos encontros que o governador Beto Richa teve nesta sexta-feira (5) com prefeitos e comunidades de Alto Paraná, Uniflor, Presidente Castelo Branco, Mandaguaçu e Nova Esperança, na região Noroeste. Os prefeitos ressaltaram a importância da presença do Estado para apoiar os municípios na tarefa de responder as necessidades da população. “Não há como atender a população se o município não tem recursos. O FPM foi cortado pela metade e todo o investimento feito pelo Estado é como um presente”, afirmou o prefeito de Alto Paraná, Cláudio Golemba, o primeiro a receber o governador nesta sexta-feira. “O Governo Federal dá aos pingados e pede milhões de documento. O governo estadual é aberto, ajuda de forma clara”, disse ele. Golemba enfatizou a atenção do da administração estadual para com os municípios e disse que Beto Richa é o primeiro governador em 20 anos a ir a Alto Paraná. “Isso é uma demonstração da sensibilidade para com as questões locais e tem nos ajudado em todas as áreas da administração”, disse ele. A cidade de Mandaguaçu, de 2008 para cá teve redução de 40% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, segundo o prefeito Ismael Fouani. "É uma queda muito considerável. A ajuda do Estado é fundamental para conseguirmos levar melhorias à população", disse ele. Fouani citou como exemplo os R$ 450 mil a fundo perdido do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios. "Vamos asfaltar toda a Vila Guadiana, onde moram em torno de 6 mil pessoas", informou o prefeito. O prefeito de Nova Esperança, Gerson Zanusso, elogiou a agilidade e a atenção do governador e sua equipe. “Quando reivindicamos obras ou investimentos eles nos atendem. O governador montou uma equipe muito boa, com comunicação e interação entre os secretários. Ele dá autonomia para os secretários e isso agiliza o atendimento aos municípios", afirmou Zanusso. O prefeito afirmou, ainda, que o governo investe em todos os municípios, sem distinção partidária, e ajuda quem mais precisa.

• Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Última modificação em 08/07/2013