O que é o Caps?

CAPS Nova Esperança O CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial de Nova Esperança é uma unidade de saúde de média complexidade, localizado na Av. Felipe Camarão, 117, onde funciona desde o mês de outubro de 2007. É um serviço de saúde municipal aberto, comunitário, constituído por equipe multiprofissional que realizaatendimento psicossocial especializadoàs pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e também com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas - alguns egressos de internações em Hospital Psiquiátrico, em conformidade com as normas estabelecidas pela Reforma Psiquiátrica Brasileira, e a Lei Federal nº 10.216/01. A Equipe Técnica é composta por: Dr. Cleto Rocha Pombo Filho – médico psiquiatra; Célia Assunção Pires Petris – psicóloga; Juliana Azevedo Fernandes Ferreira – enfermeira; Renata Araújo de Souza – assistente social; João Paulo de Souza – terapeuta ocupacional; Silvia Ap. Gimenez Buzzo – artesã; Ana Deise Francisca do Nascimento – artesã; Lucimara da Cruz Marques – cozinheira; Rosyneia Bacheta – cozinheira; Cícera Maria de Castro – auxiliar de serviços gerais; Cristina Aparecida da Silva – auxiliar administrativo; Edcarlos Aguero – motorista; Fernanda Cândida Fukuda – auxiliar administrativo e Sylvio Palombini II – assistente social/Coordenador do CAPS. Os pacientes, em média de 160/mês, são atendidos em regime aberto, com consulta psiquiátrica, atendimento individual com enfermeira; psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social. É realizado psicoterapia – individual e em grupos; orientação sobre os fármacos ministrados e sua correta administração - visando o melhor resultado do tratamento, higiene pessoal, entre outros. Também são realizadas visitas domiciliares - onde se busca estreitar o relacionamento com a família do paciente oferecendo o apoio que se fizer necessário, de modo a auxiliar no tratamento; atendimento às famílias - individual ou em grupos, onde são passadas orientações sobre os cuidados com o familiar atendido no CAPS; oficinas terapêuticas - onde são trabalhados: artesanato, colagem, tapeçaria, pintura, entre outros; grupos terapêuticos – incluindo trabalho de reabilitação para dependentes químicos; confraternização com pacientes e suas famílias e passeios a diversos espaços públicos - cinema, boliche, parque aquático, entre outros, que visam a interação social e exercício da cidadania dos pacientes. As oficinas terapêuticas ocorrem nos turnos da manhã e tarde, com a formação de diversos grupos. Nos intervalos das oficinas é servido lanche aos pacientes. Aos pacientes com dificuldade de locomoção, o CAPS disponibiliza o serviço de transporte dos mesmos, buscando-os e levando-os até sua residência ou ponto pré-estabelecido. Esse serviço era prestado, até a semana passada, em um veículo Kombi que muito bem nos serviu. No último dia 19, recebemos da Prefeitura Municipal um veículo van 0 km, que proporcionará maior conforto e segurança, além de espaço para o transporte de mais pacientes. O CAPS de Nova Esperança, desde o início de suas atividades, tem atingido os objetivos propostos pelo Ministério da Saúde, no sentido de evitar novas internações hospitalares. Pacientes com histórico de internações ou em situações asilares, tem se mantido estáveis clinicamente e inseridos no seu meio social e familiar.

• Por: texto da Saúde

Última modificação em 26/08/2014