Cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas
O movimento que já chega a sua 5ª edição tem como objetivo fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à conscientização no transito e a necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Neste ano, Nós somos o trânsito é o mote da campanha. Todos os condutores, sejam eles de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas, pedestres e passageiros, fazem parte do trânsito.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a maioria dos acidentes são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas: negligência, imprudência e desatenção.
Nós somos responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência disso é um dos caminhos para reverter esse triste cenário, aonde todos os anos, milhares de pessoas perdem suas vidas precocemente ou sofrem sequelas irregressíveis.
Dicas para evitar acidentes no trânsito1. Manutenção periódica do veículo: itens como faróis, pedais, pisca-alerta, pneus e sistemas elétricos precisam estar funcionando de maneira excelente para evitar acidentes.
2. Respeite a sinalização de trânsito: semáforos, placas de regulamentação, de advertência e limites de velocidade não são estabelecidas à toa. Respeitar as placas é, antes de tudo, uma questão de segurança.
3. Algumas atitudes não combinam com o trânsito: beber e dirigir diminui significativamente os reflexos do condutor. Da mesma forma, o uso de celular ao volante tira a atenção do motorista e aumenta em até 400% o risco de acidentes. O desrespeito com o próximo também é falta grave no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro determina que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores.
4. Ferramentas de prevenção e segurança: usar cinto de segurança, capacete e manter distância do veículo da frente, auxilia na redução da gravidade de acidentes.
5. Itens indispensáveis no veículo: antes de sair de casa, verifique os itens obrigatórios no veículo como cintos no banco traseiro, extintor de incêndio, triângulo de sinalização, macaco, chave de rodas, entre outros. Também é importante ter consigo o número do socorro a emergências e do serviço de atendimento ao usuário da concessionária responsável pelo trecho, para caso de necessidade.
Nós somos o trânsito! Cuidados simples podem evitar acidentes e mortes no trânsito.
*Este texto foi baseado nas informações do portal www.maioamarelo.com;
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.