Na manhã de terça-feira (09), o prefeito Moacir Olivatti e o vice-prefeito Rafael Kreling receberam no gabinete a equipe técnica da Sanepar composta pelo coordenador de Gestão de Reservatórios e mananciais Jefferson Skroch; o gerente de Recursos Hídricos Alcely José Wonsiak, a Geóloga Ester Amélia Assis Mendes, o engenheiro civil, Raul Marcom e o gerente em Nova Esperança, Aparecido Donizete Diniz.
Na ocasião, Município de Nova Esperança e Companhia Saneamento do Paraná assinaram o termo do Programa Moringa Cheia de recuperação ambiental das áreas de mananciais da Sanepar. Estimativa de investimentos ultrapassam o valor de R$ 7 milhões. Em Nova Esperança a atenção será ao manancial Paracatu.
O Moringa Cheia quer assegurar que as águas que abastecem as fontes de captação da Sanepar sejam infiltradas, portanto limpas e duradouras, ao invés das águas de enxurrada, que comprometem e elevam os custos de tratamento, afirmou Alcely José Wonsiak - Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar.
Destacando o município, o prefeito Moacir Olivatti, ressaltou, Em 2016, Nova Esperança ficou em primeiro lugar no Ranking das pequenas cidades que tem a melhor gestão de lixo do país. A conclusão veio a partir do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), de acordo com a reportagem veiculada no Portal Veja. Para avançar mais um passo e firmar compromisso com o meio ambiente, no início de 2019 a Prefeitura de Nova Esperança deve inaugurar um Ecoponto bem estruturado, pontuou.
Presente na reunião, o promotor de justiça, Ricardo Barison Garcia ressaltou que o Ministério Público geralmente exige dos municípios adequações principalmente na questão ambiental, porém, Nova Esperança não tem tido essa necessidade, pois demonstra preocupação na área ambiental.
Muito emocionado o prefeito disse da importância que o meio ambiente tem em sua vida. Olivatti fez questão de convidar um aluno representante de cada escola da rede municipal de ensino para a reunião. Dirigindo às crianças o prefeito Moacir salientou nesta área ambiental vocês têm tudo para que nossa cidade seja referência no Brasil. Estamos muito longe ainda, mas a frente de inúmeros municípios do País, explicou.
Moacir ainda comentou do desejo de transformar Nova Esperança em atração turística para o Brasil e referência nacional em meio ambiente sustentável. Tenho os sonhos do Jardim Botânico e também do Parque aberto a visitação com trilhas ecológicas e um manejo sustentável, finalizou.
A reunião ainda foi prestigiada por professores, diretoras das escolas, vereadores e secretários municipais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.