RCP Day: Nova Esperança receberá pela primeira vez o evento de capacitação da população para procedimentos de reanimação cardíaca
O RCP Day é um dia voltado à capacitação da população para procedimentos de reanimação cardíaca. Em Nova Esperança a equipe do SAMU ofertará a capacitação gratuita sobre procedimentos de socorros, neste sábado, dia 15, em frente ao Estádio Municipal, das 9h às 12 horas e todos podem participar.
A cada minuto em que uma pessoa em parada cardiorrespiratória não recebe o auxílio correto, a chance de morte cresce em 10%. Mas é preciso saber ajudá-la até a chegada dos socorristas. Com essa preocupação, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) dedicará um dia a capacitação de leigos.
O objetivo do RCP Day é instruir a população sobre como agir nestes casos e conduzi-los ao aprendizado dos procedimentos de primeiros socorros por meio de explicações, simulações e exercícios práticos em manequins para ensino da massagem cardíaca. Sabendo fazer o mínimo, como o reconhecimento dos sinais da parada cardíaca, que correspondem à falta de pulso e respiração, além da reanimação, o cidadão consegue dar maior chance de sobrevida à vítima e facilitar a tomada de decisões do médico regulador que recebe o pedido de socorro por telefone.
Acionando socorro
Em caso de urgência ou emergência, mesmo diante de uma situação assustadora é importante manter a calma e acionar as equipes de socorro pelos números (192 SAMU) ou (193 Bombeiros) que farão as primeiras orientações por telefone. É fundamental que a pessoa que se dispôs a ligar mantenha a calma e forneça o máximo de informações para que o médico mediador consiga tomar as decisões corretas e chegar ao local do ocorrido com maior precisão de tempo.
Infelizmente os trotes ainda são muito comuns e preocupam as equipes. Uma ligação de trote pode prejudicar o andamento de uma real situação de emergência, além de aumentar os gastos com os veículos. Para quem faz ligações de trote, com informações falsas, a pena pode chegar de 1 a 6 meses de prisão e multa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.